-
Arquitetos: Gabriel Biagioni, José Giolongo, Javier Mendiondo, Sergio Pecorari, Luis Pessoni, Ramiro Piva; Gabriel Biagioni, José Giolongo, Javier Mendiondo, Sergio Pecorari, Luis Pessoni, Ramiro Piva
- Ano: 2010
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Colégio de Arquitetos deve ser a casa dos arquitetos, o espaço onde se convergem. Um lugar de encontros e de articulação entre os diferentes atores de nossa disciplina. O espaço arquitetônico surge como elemento fundamental para a geração desta convergência.
Um gesto inicial - um plano dobrado - se transformou em um elemento que configura este espaço de confluência. De uma situação de duas faces, este elemento estrutural que toma forma e corpo construtivo anuncia, por um lado, a geração de um espaço no interior do edifício e, de outro, uma abertura para o espaço público do centro histórico de Santa Fe. Ele se torna assim um dispositivo de transição entre a arquitetura e a cidade. Há um primeiro limite, preciso, forte, uma cobertura que reconstitui a escala urbana, que contém o que acontece a partir desse ponto, um microclima autônomo de suas formas, uma sucessão de espaços drenantes.
Esta obra participa do acontecimento urbano como uma peça de continuidade da escala de tecido edificado, mas também gera uma ruptura do ponto tecnológica e formal.
Desde o aspecto ambiental, a peça de concreto responde à noção de criar de uma situação de mitigação do sol ocidental, que no caso de Santa Fe é a orientação com mais impacto climático nos verões quentes. Além de ser a imagem da instituição, este edifício de concreto atua como um dispositivo forma e administra a incidência de raios solares e que entram no edifício.
Uma estrutura tridimensional de espaços de reuniões estrutura as unidades funcionais, respeitando o princípio da flexibilidade permanente em todo o edifício. No segundo nível, se abre através da fachada uma conexão que integra o novo edifício aos escritórios anteriores do colégio que manterão usos vinculados ao mesmo. Poucos materiais, nobres, fortes, dando a noção de permanência e atemporalidade.